quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alimentos Saudáveis



veja quais alimentos você deve colocar no seu carrinho de supermercado para manter o corpo enxuto e a saúde em dia



 

Uma ida ao supermercado pode ser uma armadilha e tanto se você não for esperta. Prateleiras de guloseimas e quitutes supercalóricos são uma tentação, mas é preciso resistir. Caso contrário, você logo percebe as consequências desses pecados… É o ponteiro da balança que dispara, a calça jeans que não fecha… Por outro lado, há alimentos que dão aquela forcinha para quem quer emagrecer. Alguns mantêm o apetite sob controle, outros aceleram a queima de calorias. E o melhor: eles são ricos em nutrientes e fazem bem à saúde. Então, caneta e papel na mão, prepare sua lista de compras e invista nos itens que realmente valem a pena!
Iogurte light: o alimento contém bactérias benéficas ao organismo, pois melhoram a flora intestinal, facilitam a absorção dos nutrientes e a produção dos hormônios que regulam também o apetite e controlam a ansiedade. Além disso, é rico em cálcio, que fortalece os ossos.
Como consumir: “Tome dois iogurtes light diariamente, o que equivale a cerca de 120 calorias. Nos dias de calor, leve a embalagem ao freezer para congelar e tome como sorvete. É delicioso e faz bem”, sugere a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional.

Aveia: rica em fibras, prolonga a sensação de saciedade e favorece o bom funcionamento do intestino. E tem mais: “Esse cereal contém cálcio, vitaminas e carboidratos que regulam o nível de açúcar no sangue (glicemia), auxiliam na diminuição do colesterol e no controle da pressão arterial”, explica nutricionista.
Como consumir: 2 colheres (sopa) por dia (equivalente a 130 calorias), acrescentadas ao preparo de bolos e tortas, shakes e vitaminas, ou salpicadas sobre frutas.

Banana: contém triptofano, uma substância que estimula a produção de serotonina, promovendo a sensação de bem-estar e diminuindo a ansiedade. A fruta também é rica em pectina, uma fibra que mantém a fome sob controle, e tem alto teor de potássio, que evita as cãibras.
Como consumir: coma uma banana por dia, o que equivale a cerca de 90 calorias.

Chá verde: é eficiente na queima de gordurinhas porque diminui a absorção de açúcar, reduz a compulsão por doces, acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. “A erva ainda age como antioxidante, neutralizando os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular”, assinala Roseli.
Como consumir: Tome 3 xícaras do chá diariamente (com zero calorias, se não levar açúcar).

Chocolate meio amargo: estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar e reduz a ansiedade e a compulsão. “Essa delícia ainda é rica em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e favorecem a saúde do coração”, afirma Roseli.
Como consumir: o ideal é comer, no máximo, 30 gramas por dia (o equivalente a 80 calorias). Deixe derreter lentamente na boca para saciar a vontade de doce!

Semente de chia: contém fibras insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que se transformam em gel durante o processo digestivo e, por isso, promovem a saciedade. “Além disso, contém ômega 3, proteínas, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde óssea, muscular”, completa a nutricionista.
Como consumir: De 1 a 3 colheres (sopa) por dia (cada colher contém 59 calorias). A melhor maneira  é acrescentá-la às vitaminas e sucos.

Maçã: a fruta contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e da glicose, e prolonga a sensação de saciedade.
Como consumir: coma uma maçã por dia (equivalente a 70 calorias), no lanche da manhã ou da tarde.

Gengibre: considerado termogênico, ele acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura. O tempero é, também, um poderoso anti-inflamatório, antibacteriano e antisséptico.
Como consumir: cerca de 2 colheres (chá) ao dia (equivalente a 7 calorias), na forma de chás e sucos, ou ralado, na preparação de carnes, frangos, sopas e peixes.
mdemulher.

Nenhum comentário: